segunda-feira, 12 de março de 2012

COMO ESCURECER O VEGETAL PARA GRAVAÇÃO

Bom vamos lá amigos. É Simples assim.
Materiais necessários:
Estopas ou retalhos.
Um quadro velho esticado com nylon fino.
Um local sem muita corrente de ar.
E o ingrediente secreto, " Solvente Vinílico".

  Após tirar a arte na sua impressora laser, pegue a arte coloque em baixo do quadro,
logo em seguida utilizando a estopa ou retalhos umedeça-a com solvente vinílico,
e passe uma camada espalhando por sobre o nylon do quadro deixe por
 uns 5 minutos e pronto,se necessário repita o processo.

É simples Assim...
Muito melhor que qualquer produto destinado a escurecer vegetais.
Digo por experiência, o resultado e fantástico.
Veja o antes e o depois:




8 comentários:

  1. PARABENS AMIGO TEM COMO VC FAZER UM VIDEO COMO CALCULAR A FORÇA NO RODO DE IMPRESSAO NA HORA DE IMPRIMIR ?

    ResponderExcluir
  2. Abrigado!

    Vou ver algo nesse sentido!
    O ângulo é tão importante quanto a força,
    nem muito em pé, nem muito deitado em
    torno de 60º.
    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Luis, esse nylon e de quantos fios?
    Desde ja agradeço.
    Rodrigo Neres

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Luis,
    procurando sobre como configurar minha impressora laser(postscript) para fazer reticulas cheguei ao seu blog, alias parabens pelo trabalho!
    vc tem alguma experiencia no assunto q possa me tirar desse sufoco!?
    obrigado
    Reni Pompeo

    ResponderExcluir
  5. Fala Luis,
    td bem!? cara mandei a perg. e esqueci de ver se vc tinha resp. Foi mau!
    bom agora ja passei dessa fase de postscript e tal...já fiz bastante trabalhos de lá pra cá...
    agora tenho outra dificuldade, se puder da um toque!
    vc fez até um post sobre, porem to com muita dificuldade...
    no caso de fazer fotos, ou alguma arte q tenha q ser quadricromia!
    ja tentei varias maneiras, de varios tutoriais diferentes do youtube e nada..
    minhas tentativas sempre são frustradas.rs.
    agradeço a paciencia, e mais uma vez desculpa por não responder!!
    Reni.

    ResponderExcluir
  6. ola Reni... tem duas formas que uso a primeira e mais rustica esta descrito neste meu blog... a segunda e a que eu mais uso é usando um plugin, ou programa de adaptação como costuma chamar, este programa chama-se GSview 5.0 e também o GhostScript tem de ser instalados juntos. Depois dos plugins instalados siga essas instruções: Com a arte escolhido peça para imprimir, na guia Geral em impressora escolha a opção Arquivo PostScript independente de dispositivo, em seguida peça para separar as cores no meu caso aqui esta na guia cor, após vá em separações depois na guia avançado, clique duas vezar na frequência e altera, o valor geralmente esta em 60 eu utilizo geralmente entre 38 e 45 vai depender dos seus equipamentos de gravação, na guia tipo de meio tom utiliza a opção elipse, não se esquece de utilizar laser film ao invés de vegetal pois o mesmo encolhe ou dilata, a emulsão que eu recomendo é a Decafilm PA + sencibilizante Diazo se a sua reveladora for uv, se não for utilize sencibilizante comum bicromato. Recomendo testes cado mesa de gravação tem suas peculiaridades. Não tem como alcançar qualidade com aquela emulsão verdinha do dia a dia precisa ser um emulsão de otima qualidade, escurecer a arte e gravar... é isso .

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Luis,
    acabei de fazer mais teste, frustrado novamente...rs
    ja li sobre esses plugins, porem não consegui instalar, ou o fiz de maneira errada.
    se puder me passar o caminho das pedras pra baixar!
    eu faço um pouco de diferente de como vc faz, com os recursos q disponho!
    vou tentar te passar o meu metodo de maneira sucinta, ai vc aponta os erros pra mim.
    _ separo a arte no photoshop e reticulo uma a uma.
    _ imprimo numa laser hp p3005
    _ no vegetal e escureço da maneira como vc ensina no blog.
    _ emulsiono a tela de 77 com screen foto verdinha de sensibilizante
    _ gravo com lampada fotoflood a 30 cm de altura.
    _ e revelo na mangueira msm(acho q dentre todos os erros aki deve estar o principal,pois não sei até q ponto devo jogar agua. tento comparar com arte e nunca fica igual,talvez o tempo q ela fica molhando amolece a emulsao e e solta pontos onde não deveria.)
    desculpa a encheção Luis é q to quase desesperado.
    amanha se vc tiver um tempo posso te mandar a foto dos teste pra vc da uma avaliada...
    mais uma vez obrigado!
    Reni

    ResponderExcluir

Podem Comentar a vontade!
É a finalidade deste Blog.